Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

segunda-feira, 26 de abril de 2010

P. João Paulo Vaz a encerrar 4º Fórum das Vocações

Pelas 18h30 do dia 25 de Abril de 2010, Domingo do Bom Pastor, encerrou-se o 4º Fórum das Vocações com Concerto Musical do P. João Paulo Vaz que nos trouxe o seu testemunho vocacional, juntamente com o seu irmão e a sua cunhada.
Estiveram presentes muitas pessoas, que só se poderão contar a partir das fotografias, onde se vêem crianças, jovens e idosos a escutar e a cantar estas belas canções.
Esteve presente também o Sr. Bispo, D. Ilídio Leandro, que nos descreveu, à boa maneira do Bom Pastor, a experiência de fé que estávamos ali a viver a partir da experiência e arte daquela família de cantores.
O P. António Jorge sublinhou que, para além deste testemunho vocacional ser audível, ele traz consigo o essencial alicerce da verdade e da fé na pessoa do Padre João Paulo Vaz: a sua amizade com Cristo, a sua doação total a Deus e o espírito de comunhão que aqui o trouxe, no meio de tantos afazeres.
Ao longo do concerto aproveitámos para a entrega de prémios aos participantes do netp@per que ali estavam presentes.

netp@per e.m.r.c. teve 25 participantes

O 4º Fórum das Vocações que decorreu entre os dias 18 e 25 de Abril de 2010, incluiu um netp@per orientado para os alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica das escolas da Diocese de Viseu. Foram mais ou menos assíduos às respostas de cada dia 25 participantes das seguintes escolas: Escola Secundária/3 de Santa Comba Dão, E.B. 2/3 Gomes Eanes de Azurara-Mangualde, E. B. 2/3 Eng. Dionísio Augusto Cunha-Canas de Senhorim e Agrupamento de Escolas de Silgueiros.
A semana teve uma sequência de temas sobre os quais versou a aventura do netp@per, à maneira dos pedypapers tradicionais:

Dia 18 - O contexto: o Dia, a Semana e o Ano
Dia 19 - As Vocações na Igreja
Dia 20 - O Santo Cura d'Ars
Dia 21 - Ser Padre
Dia 22 - Ser Consagrado(a)
Dia 23 - O Matrimónio
Dia 24 - O testemunho da missão ad gentes
Dia 25 - O Bom Pastor (partilha e avaliação do netp@per)

Os vencedores deste desafio, fiéis ao maior número de dias e com as melhores respostas às questões lançadas, foram:
1º lugar - Inês Pina, da Escola E.B.2/3 Gomes Eanes de Azurara-Mangualde;
2º lugar - Pedro Alves, da mesma Escola;
3º lugar - André Silva, da Escola E.B.2/3 Eng. Dionísio Augusto Cunha-Canas de Senhorim e Miguel Correia, do Agrupamento de Escolas de Silgueiros.

Serviu esta actividade para alargar os horizontes do Fórum das Vocações às escolas, desafiando os seus alunos a "mergulhar" no tema das vocações de uma forma mais interactiva, aproveitando melhor estes novos meios de comunicação.

sábado, 24 de abril de 2010

A DIMENSÃO HORIZONTAL DA FORMAÇÃO SACERDOTAL
patente na Exposição “Os brilhos do invisível – A arte da realização sacerdotal”

No dia 24 de Abril de 2010, a abrir a Exposição "Os brilhos do invisível. A arte na realização sacerdotal" esteve o P. António Jorge a discursar sobre "A dimensão horizontal da formação sacerdotal", chamando a atenção sobre uma das salas da exposição, aquela onde se podiam contemplar peças de arte alusivas ao "Sacerdócio. A vocação e os itinerários formativos". Transcrevemos aqui algumas palavras do seu discurso:
... As etapas que acabo de apresentar, plasticamente transpostas para esta exposição, encontram nas seguintes expressões o seu itinerário fundamental, no lugar e tempos das instituições que enunciei: testemunhar, discernir, educar, formar e acompanhar. E daqui convido-vos a fazer a analepse para o fundamento ainda mais invisível e misterioso de todo este empreendimento formativo: a íntima relação do Deus amoroso que chama as pessoas por quem Ele quer fazer representar o seu Filho na Igreja, a relação íntima entre o Deus que chama e o homem que é chamado a responder-Lhe.
Como conclusão, é oportuno também aqui imitarmos a consciência do Apóstolo Paulo, de que «nem o que planta nem o que rega é alguma coisa, mas só Deus, que faz crescer» (1Cor 3,7) e termos em conta o que disse Antoine de Saint-Exupéry, que o “essencial é invisível aos olhos”, na perspectiva de uma contemplação mais ampla e profunda das peças que aqui estão expostas.

30 pessoas caminharam na "Noite RAJ"

No dia 23 de Abril de 2010, pelas 21h, teve início a "Noite RAJ", uma noite dedicada à Beata Rita Amada de Jesus, que foi preenchida por uma caminhada com paragens em lugares significativos para o crescimento e vivência vocacional da Madre Rita: a Sé de Viseu, onde ela procurava o silêncio para a oração; o Lar-Escola de Santo António, onde ela procurava as monjas beneditinas que naquele tempo ali estavam e que lhe poderiam proporcionar o "mergulho" nas fontes da espiritualidade na vida dos Santos; o Seminário Maior, onde ela procurava um sacerdote para celebrar o Sacramento da Reconciliação; a Casa do Instituto de Jesus Maria José, onde as suas "filhas" vivem o seu carisma. 
Na Sé acolhemos por volta de cinquenta pessoas, algumas das quais, na maioria, se propuseram fazer a caminhada. No Lar de Santo António pudemos, com a ajuda do Grupo de Jovens de Ribafeita, visualizar um filme e escutar um pequeno texto que nos descreveu a vida e o drama vocacional de Rita Amada de Jesus. No Seminário Maior, celebrámos a tradicional Vigília de Oração pelas Vocações, escutando a palavra e adorando o Santíssimo Sacramento. Também nos foi partilhado o testemunho do entusiasmo vocacional de uma das religiosas do Instituto de Jesus Maria José. Daqui, fomos enviados para a casa deste Instituto, onde visitámos o Museu sobre a vida e obra da Madre Rita e tivemos também a oportunidade de contemplar o túmulo onde se encontram os restos mortais da Beata, na capela onde rezam as irmãs.
A noite terminou já pelas 2h, com um simples chá-convívio numa das salas do Instituto Jesus Maria José. Desta experiência, aprendemos que o carisma de Rita Amada de Jesus, alimentado pela intimidade com Cristo e no ardor pelo zelo apostólico, se orientava para a família e o cuidado pela evangelização e conversão dos homens.
Esta actividade inseriu-se no itinerário do 4º Fórum das Vocações, integrado na 47ª Semana das Vocações, juntamente com o netp@per e.m.r.c., a participação na Abertura da Exposição "Os brilhos do invisível. A arte na realização sacerdotal" e o concerto musical do P. João Paulo Vaz.

sábado, 17 de abril de 2010

Já abriu o netp@per e.m.r.c. !!

Vamos!

Se és aluno(a) da disciplina de Educação Moral e religiosa Católica, aventura-te neste netp@per e verás que será divertido.

Podes ganhar prémios, nem que seja um de participação!

Clica na imagem ao lado para participares.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dia Mundial da Juventude na Zona do Dão


No passado domingo 28 de Março de 2010, dia de Ramos e Dia Mundial da Juventude, os jovens da zona pastoral do Dão Lafões reuniram-se para viverem em conjunto este dia tão especial. Juntando a alegria da juventude com a vivência da Quaresma decidimos viver este dia de uma maneira muito especial: uma caminhada na natureza, conjuntamente com uma Via-Sacra de modo a que pudéssemos sentir presente a vida e o exemplo de Jesus Cristo no nosso caminho até à Páscoa.
Decidimos fazer o Caminho do Galegos que se situa no concelho de Penalva de Penalva do Castelo. Neste sentido, o ponto de encontro foi a Igreja matriz de Mareco para começarmos a nossa caminhada com Jesus Cristo em direcção à Páscoa.

Animadores do Dão

terça-feira, 13 de abril de 2010

Abertas as inscrições para o Fátima Jovem 2010 - Até 18/4 (domingo)

Estão abertas as inscrições para o Fátima Jovem 2010 até ao dia 18 de Abril (domingo).
Realizar-se-á nos dias 1 e 2 de Maio.  
Começará pelas 15h30, com o acolhimento geral no Auditório Paulo VI, em Fátima, seguindo-se um programa que inclui quer a participação nalguns actos do Santuário, pela tarde, quer uma “directa com Maria” das 23h00 até às 7h do dia seguinte. Esta directa inclui vários espaços, dentro do Centro Pastoral Paulo VI, onde os jovens podem optar por oração (3 vigílias de oração nocturnas), cine-fórum, espaço de reconciliação e/ou assistência espiritual, lounge (bar com fundo musical), etc. Terminará com a passagem pela Capelinha das Aparições e com a Eucaristia às 6h, na Basílica. 
As refeições ficarão a cargo dos próprios jovens ou grupos.
Inscrição do grupo. Para inscrição de jovens não inseridos em grupos, contactar o animador de um grupo mais próximo ou 965124444 [moche] (P. António Jorge).