Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

sábado, 24 de abril de 2010

30 pessoas caminharam na "Noite RAJ"

No dia 23 de Abril de 2010, pelas 21h, teve início a "Noite RAJ", uma noite dedicada à Beata Rita Amada de Jesus, que foi preenchida por uma caminhada com paragens em lugares significativos para o crescimento e vivência vocacional da Madre Rita: a Sé de Viseu, onde ela procurava o silêncio para a oração; o Lar-Escola de Santo António, onde ela procurava as monjas beneditinas que naquele tempo ali estavam e que lhe poderiam proporcionar o "mergulho" nas fontes da espiritualidade na vida dos Santos; o Seminário Maior, onde ela procurava um sacerdote para celebrar o Sacramento da Reconciliação; a Casa do Instituto de Jesus Maria José, onde as suas "filhas" vivem o seu carisma. 
Na Sé acolhemos por volta de cinquenta pessoas, algumas das quais, na maioria, se propuseram fazer a caminhada. No Lar de Santo António pudemos, com a ajuda do Grupo de Jovens de Ribafeita, visualizar um filme e escutar um pequeno texto que nos descreveu a vida e o drama vocacional de Rita Amada de Jesus. No Seminário Maior, celebrámos a tradicional Vigília de Oração pelas Vocações, escutando a palavra e adorando o Santíssimo Sacramento. Também nos foi partilhado o testemunho do entusiasmo vocacional de uma das religiosas do Instituto de Jesus Maria José. Daqui, fomos enviados para a casa deste Instituto, onde visitámos o Museu sobre a vida e obra da Madre Rita e tivemos também a oportunidade de contemplar o túmulo onde se encontram os restos mortais da Beata, na capela onde rezam as irmãs.
A noite terminou já pelas 2h, com um simples chá-convívio numa das salas do Instituto Jesus Maria José. Desta experiência, aprendemos que o carisma de Rita Amada de Jesus, alimentado pela intimidade com Cristo e no ardor pelo zelo apostólico, se orientava para a família e o cuidado pela evangelização e conversão dos homens.
Esta actividade inseriu-se no itinerário do 4º Fórum das Vocações, integrado na 47ª Semana das Vocações, juntamente com o netp@per e.m.r.c., a participação na Abertura da Exposição "Os brilhos do invisível. A arte na realização sacerdotal" e o concerto musical do P. João Paulo Vaz.

Sem comentários: