Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

sábado, 24 de abril de 2010

A DIMENSÃO HORIZONTAL DA FORMAÇÃO SACERDOTAL
patente na Exposição “Os brilhos do invisível – A arte da realização sacerdotal”

No dia 24 de Abril de 2010, a abrir a Exposição "Os brilhos do invisível. A arte na realização sacerdotal" esteve o P. António Jorge a discursar sobre "A dimensão horizontal da formação sacerdotal", chamando a atenção sobre uma das salas da exposição, aquela onde se podiam contemplar peças de arte alusivas ao "Sacerdócio. A vocação e os itinerários formativos". Transcrevemos aqui algumas palavras do seu discurso:
... As etapas que acabo de apresentar, plasticamente transpostas para esta exposição, encontram nas seguintes expressões o seu itinerário fundamental, no lugar e tempos das instituições que enunciei: testemunhar, discernir, educar, formar e acompanhar. E daqui convido-vos a fazer a analepse para o fundamento ainda mais invisível e misterioso de todo este empreendimento formativo: a íntima relação do Deus amoroso que chama as pessoas por quem Ele quer fazer representar o seu Filho na Igreja, a relação íntima entre o Deus que chama e o homem que é chamado a responder-Lhe.
Como conclusão, é oportuno também aqui imitarmos a consciência do Apóstolo Paulo, de que «nem o que planta nem o que rega é alguma coisa, mas só Deus, que faz crescer» (1Cor 3,7) e termos em conta o que disse Antoine de Saint-Exupéry, que o “essencial é invisível aos olhos”, na perspectiva de uma contemplação mais ampla e profunda das peças que aqui estão expostas.

Sem comentários: