Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

10 jovens percorreram o "caminho das estrelas"

Motivados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Ensino Superior, nos dias 19 a 25 de julho de 2010, caminhámos rumo a Santiago de Compostela. Éramos dez: a Luísa de Beijós, a Ir. Glória e a Ir. Manoli de Currelos, a Bárbara e o Cristóvão de Dornelas, a Sandra de Mioma, a Fátima de Penaverde, a Alzira de Vila Chã de Sá, o P. Tó-Jó de Viseu e o Paulo do Viso. Motivados pela aventura da fé, num espírito de grupo, partilha e crescimento na vocação de cada um, guiados pelo Bom Pastor, partimos de Valença do Minho, depois de termos pernoitado num albergue de condições excepcionais. O trajecto do nosso caminho, com uma média de 25 quilómetros por dia, teve várias paragens: Mós, Pontevedra, Caldas de Reis e Teo, antes de chegarmos a Santiago de Compostela. Cada uma destas paragens tinha um albergue que, com boas e menos boas condições, nos proporcionaram o encontro com outros peregrinos, de várias nacionalidades, a fazer a mesma experiência de fé. Nas várias paragens, tivemos a oportunidade de fortalecer o físico com refeições económicas e descansar. Aproveitámos também para participar na Eucaristia com as comunidades que encontrámos, ou mesmo celebrar no meio da natureza.

O caminho foi feito de momentos altos e momentos baixos, quer do ponto de vista da geografia exterior, quer do ponto de vista da “geografia humana-espiritual”. Em ambos os momentos, foi o grupo a afirmar-se com a atenção ao outro, a entreajuda, respeitando o ritmo de cada um, onde o compasso foi marcado pelo mais enfraquecido, e com a oração comum que nos ia unindo e ajudando a reafirmar a vontade de continuar até à meta. As paisagens, a cultura das gentes, o acolhimento das pessoas foram também fonte de crescimento no alargar os horizontes humanos, enquanto a simbologia cristã nos ajudou a alargar os horizontes da fé. A par de um caminho exterior há, mesmo, um caminho interior a percorrer. E se os carimbos dos vários locais onde parámos iam selando as “credenciais do peregrino”, as moções do Espírito Santo iam ficando gravadas no coração de cada um.

À chegada a Santiago, a festa e o reencontro com muitos dos que passavam por nós no caminho. E o encontro com o Apóstolo, depois de uma fila de mais ou menos três horas, para um abraço que sintetizou esperanças e desejos para ali transportados na pesada “mochila” espiritual. No dia 25, dia solene do Apóstolo São Tiago, a celebração litúrgica do dia uniu-se ao fogo-de-artifício deslumbrante da noite, motivos que nos ajudaram a regressar, já não a pé, mas de comboio, na esperança de repetir a experiência realizada.

Neste regresso, ficam gravadas no coração várias certezas comuns: nunca caminhamos sós; e o desejo de nos reencontrarmos como grupo. Seguindo o caminho das estrelas na Compostela, quer dizer “campo de estrelas”, tentámos ir “ultreia” e “sus eia”, quer dizer “mais além” e “mais alto”.

Os peregrinos

2 comentários:

Anónimo disse...

Já tenho saudades de tudo que passámos dos bons e menos bons momentos mas que fazem parte da caminhada de fé.
Beijinhos para todos com algumas saudades.Sempre amiga Luisa.....

antonio pacheco disse...

parabens a todos os q conseguiram