Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Festival Jota 2010, em Paredes de Coura

Os dias já andavam a ser contados há muito tempo e finalmente chegou o fim de semana do Jota. Aprontaram-se as malas , conseguimos colocar tudo no carro e lá rumámos nós até ao norte do país para mais um fim de semana que prometia ser em grande.

A praia fluvial do Taboão estava preparada e organizada para receber a 4ª edição do Festival Jota e dezenas de voluntários ajudavam os participantes a encontrar o parque de campismo e o parque de estacionamento. Estava tudo pronto para começar a sério o fim de semana.

A diocese de Viseu teve a sua maior representação nas edições do Festival. Estiveram presentes jovens das paróquias de Beijós, Oliveira de Frades, Ribafeita, S. Joaninho e outros jovens da diocese integrados em Movimentos Juvenis como é o caso da Juventude Hospitaleira e do Centro Juvenil dos Missionários Combonianos.

A noite de sexta prometia… e cumpriu. Após um excelente espectáculo de abertura, os espanhóis “La Voz del Desierto” e a “Banda Jota” arrasaram. O público adorou. Foi fantástico estar no meio de centenas de jovens a pular, a saltar, a cantar. Após os concertos, a noite continuou na Cristoteca, uma tenda de música electrónica coordenada pela Aliança Missionária, um grupo evangélico.

O dia de sábado esperava-nos recheado de actividades. Oração e fóruns de manhã e, à tarde, workshops de variadissimos temas, um espectáculo de magia com um mágico especial e os concertos do “Teu Palco” – espaço reservado a grupos de jovens que estejam a dar os primeiros passos na música de inspiração Cristã. Neste tópico devo salientar que o grupo vencedor foi a “Banda Missio” que pertence ao Centro juvenil dos Missionários Combonianos e da qual faz parte um jovem da Diocese de Viseu. Esta banda irá actuar no palco principal do festival na próxima edição.

A noite de sábado revelou-se uma surpresa. O Pe Raffaele Giacopuzzi de Itália e os evangélicos Coração Profético levaram o público ao rubro. A noite continuou também na Cristoteca e também na tenda “Francamente”, um espaço «zen» e cheio de surpresas ao cargo dos membros da Banda Jota do DPJG. A seguir aos concertos trouxeram-nos “Contos ao Luar” e depois continuámos a cantar e a tocar pela noite fora.

E o que é bom também tem fim. O domingo chegou e com ele o encerramento do Festival. Não há melhor encerramento do que a Eucaristia. Foi uma celebração bela animada por jovens da diocese anfitriã – Viana do Castelo – e presidida pelo Administrador Apostólico da mesma.

No final da celebração, o Pe. Domingos Meira, responsável pelo Secretariado da Pastoral Juvenil de Viana e pela organização do Jota 2010, fez os agradecimentos a todas as entidades que colaboraram e também a todos os participantes por terem ido até Paredes de Coura. Seguiram-se as palavras do Pe. Jorge Castela, responsável do Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda, que continua a ser o responsável pela direcção artística do Festival, que teceu também vários agradecimentos e transmitiu a notícia que todos ansiavam ouvir: onde seria a 5ª edição do Festival? Foi decidido pelos responsáveis que em 2011 não haveria Jota, dada a proximidade da data com as JMJ em Madrid. Mas a edição de 2012 do festival será acolhida pela Diocese de Braga.

E assim terminam mais uns dias inesquecíveis onde todos os presentes se sentiram certamente mais perto de Jesus e regressaram a casa bem mais ricos.

Andreia Marques

Fotos aqui.

Sem comentários: