Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fátima Jovem, um cenáculo dos tempos modernos

Pensar que, durante uma noite de 1 para 2 de Maio de 2010, mais de 2.500 jovens estiveram juntos no Centro Paulo VI, no Santuário de Fátima, para professar e celebrar a mesma fé em Jesus Cristo, com o auxílio de Maria é uma sensação extraordinária! Hoje, de forma especial, com a ajuda das ciências humanas, faz-se também a caracterização da juventude, dizendo-se que a principal característica desta é a transitorieade. Por isso, a pastoral juvenil também está sempre a mudar de estratégias e conteúdos, à volta do conteúdo e estratégia principal que é a amizade de e com Jesus Cristo.
A experiência do Fátima Jovem 2010, "Uma directa com Maria", prova-nos que, depois de um ano de interregno, é possível conviver com esta transitoriedade e aproveitá-la para também mudar de rumo. Desde a preparação até à avaliação deste evento, parece-me que estivémos numa encrusilhada nova, que nos permitirá decidir, aqueles que já não somos tão marcados pela transitoriedade, mas com a responsabilidade de caminhar ao lado dos jovens no encontro com o futuro, até que profundidade é que os queremos convidar a mergulhar nos mistérios da experiência cristã.
Estamos num tempo em que precisamos de novos cenáculos que reunam e não de actividades que dispersem. Parece-me que este fim-de-semana de 1 e 2 de Maio de 2010, em Fátima, junto a Maria, foi um desses cenáculos, onde não participaram jovens que não estiveram inscritos.
Da Diocese de Viseu, estiveram 130 jovens provenientes de várias paróquias. Tiveram a oportunidade de rezar em três vigílias de oração e na capelinha com o Santíssimo Sacramento, celebrar o sacramento da Reconciliação, pedir orientação espiritual, ver e debater oito filmes disponíveis em cine-fórum, escutar música pop-cristã, conviver em ambiente de lounge, para além de recobrar as forças no bar preparado para o efeito. Pode dizer-se que estes espaços não estiveram vazios e eram pequenos para a afluência de jovens. Eram poucos em relação às edições anteriores deste evento, mas bons ou a caminharem para lá!...

3 comentários:

Anónimo disse...

Pessoal eu estive lá...
Aserio, é inesquecível quem não foi para o ano não podem perder :)
Obrigado, a toda a organização *.*

Vanessa Rodrigues, Santa comba Dão,Viseu

Unknown disse...

Ninguem poe um post as 4.30 da mnha Pe Tojo.....:D vinha inspirado!!

Anónimo disse...

ola, foi uma verdadeira , loucura, foi uma grande experiência, onde tdo foi magnifico,uma experiência para voltar a repetir.
obrigado a todos pelo momento e parabéns a equipa da organização.

António Pacheco, Fornos de Algodres