Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

terça-feira, 16 de março de 2010

Grupo S. Paulo contempla a vocação ao Matrimónio

Nesta terça-feira, 16 de Março de 2010, aconteceu mais um encontro do Grupo S. Paulo, de acompanhamento no discernimento vocacional. Desta vez, tivemos o prazer de ter connosco o casal presidente do Secretariado Diocesano da Família, o Joaquim e a Pureza, que nos vieram dar o seu testemunho de vivência matrimonial. Contando-nos a sua história de enamoramento e de projecto no matrimónio, ajudaram-nos a contemplar os valores básicos do amor, da disponibilidade, da diferença e da complementaridade, do respeito, da fidelidade, da fecundidade nos filhos e nos projectos em comum, entre outros.
Houve, como habitualmente, lugar para questões dos participantes, onde foi oportuno verificar que nesta vocação, como nas outras, os limites que se contemplam transformam-se em possibilidades, para um projecto que, antes de ser humano, é já um projecto de Deus para nos fazer felizes, sempre em como proposta diante da nossa liberdade.
Este tema encerra um ciclo de encontros em que contemplámos os três estilos vocacionais da vocação ao sacerdócio ministerial (ser padre), a vocação à vida consagrada e o matrimónio. No próximo trimestre, depois da Páscoa, teremos oportunidade de aprofundar os valores evangélicos que, sinteticamente, estão presentes em todas as vocações - a pobreza, a castidade e a obediência -, embora configurados de maneira diferente, para que se cumpram em cada um desses estilos de vida os desígnios de Deus para a humanidade, dentro do chamamento universal à santidade.

Sem comentários: