Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

domingo, 1 de novembro de 2009

Repensar, sentir e reconstruir a proposta vocacional

Conclusões do VI Fórum Nacional das Vocações

Ide e Anunciai o
Evangelho da Vocação

Conclusões
Sintetizamos a reflexão deste Forum nos três verbos que nos foram propostos logo no início:
repensar, sentir e reconstruir.
1)    Como viver hoje a fé para que seja uma “proposta credível”?
A questão fundamental é perceber que, se as verdades fundamentais não mudam, o mesmo não acontece às realidades socioculturais, que têm de ser continuamente repensadas para nelas podemos actuar.
O quadro de autonomia e de liberdade em que hoje nos movimentamos é um desafio radicalmente novo, que não pode ser constrangedor nem desmotivador mas é antes condição essencial para se ser plenamente humano. E há que construir a partir de tudo o que de autenticamente humano vamos identificando, de qualquer origem, sem rupturas entre cristianismo e  mundo contemporâneo!
Não podemos querer fazer a Igreja e os cristãos à nossa maneira ou como sempre se fez; como lembrou o Vaticano II, somos sacerdotes no tempo e no mundo, lendo a realidade de hoje, vivendo nela e actuando sobre ela.
Há que pensar e viver Deus mas à maneira de Jesus. A nossa forma de viver tem de ter o Reino de Deus como referência: Deus chama todos os homens a serem felizes já aqui neste mundo. Por isso, só a nossa vida de pessoas felizes pode ser proposta credível, que anuncia Deus e convida à fé!  [Ler mais]

Sem comentários: