Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Inovação é necessária na Pastoral Juvenil


«Fátima Jovem» está dependente do programa de Bento XVI em Portugal

Revigorar, renovar e mudar a Pastoral Juvenil é um dos objectivos do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil que esteve reunido este fim-de-semana, em Fátima, para avaliar algumas actividades e programar outras. Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Ilídio Leandro, elemento da Comissão Episcopal Laicado e Família, sublinha que em relação ao «Fátima Jovem» se caiu “num estilo que por um lado se repete e não traz novidade. Cansou. Criar novidade e inovar é difícil, mas é isso que os jovens nos pedem”.

Conhecedor do mundo juvenil – o actual bispo de Viseu esteve oito anos à frente dos jovens na desta diocese e um ano a trabalhar no Departamento Nacional –, D. Ilídio Leandro aponta pistas: “Acredito que o inovar é deixar que os jovens façam o seu «Fátima Jovem»”.

O Pe. Pablo Lima, director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), afirma que o «Fátima Jovem» é uma “referência incontornável” para a Pastoral Juvenil em Portugal devido “à adesão e ao nome”.

Ao fazerem uma peregrinação ao santuário de Fátima, os jovens “encontram-se”, mas o motivo deve ser o tema proposto. “Não se deve colocar muitas actividades”. O «Fátima Jovem» caiu em descrédito devido a alguns episódios nocturnos. O bispo de Viseu afirma que a vivência de “uma noite diferente é positiva”, mas “não podemos cair numa linha de marginalidade”. Se os jovens vêm a Fátima para viver a noite, “não faz sentido” o «Fátima Jovem». Apostar num dia cheio “talvez seja a opção que corresponda a todos os valores que o «Fátima Jovem». [ler mais]

Sem comentários: