Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A planear é que poderemos vir a fazer um bom caminho com os jovens

No passado fim-de-semana de 29-30 de Maio de 2010, no Seminário Maior de Viseu, realizou-se o terceiro e último encontro de formação de animadores da juventude deste ano pastoral. Estiveram presentes 16 animadores da juventude das seguintes paróquias: Beijós, Carregal do Sal, Coração de Jesus, Dornelas, Fornos de Algodres, Penaverde, Ribafeita, Rio de Loba, S. João de Areias, Souto de Lafões, Viso.
Orientou este terceiro momento de formação o P. Jorge Castela, Director do Departamento de Pastoral Juvenil da Guarda, que, com a sua experiência de animador e a sua criatividade, pôs os nossos animadores a "mexerem-se". Realizando várias técnicas e dinâmicas, este grupo de animadores foi levado a questionar-se sobre os jogos que se iam fazendo e foram ajudados a pôr em prática tudo o que aprendeu nos cursos anteriores. Depois de ter abordado sumariamente a realidade sócio-cultural em que vivem os jovens de hoje, dentro do tema vasto das metodologias da Pastoral da Juventude, foram focados aspectos como: planificação, linguagem e técnicas de dinâmicas que se deverão ter em conta neste contexto que vivemos com os nossos jovens.
No domingo à tarde celebrámos a Solenidade da Santíssima Trindade, fazendo deste mistério de unidade e diversidade o alicerce da nossa missão de animadores. Estes animadores serão indicados aos respectivos Vigários da Zona Pastoral como animadores aptos no que toca à formação específica para, por sua vez, serem apresentados por eles aos Sr. Bispo que, em tempo oportuno os nomeará com o Ministério de Animadores da Juventude. 
Ficou expressa a vontade de continuarmos a encontrar-nos para actualizar a experiência realizada nestes três momentos de formação e, inclusivamente, fazermos algumas experiências "laboratório" em que os animadores poderão experimentar dinâmicas uns com os outros, para depois poderem realizá-las com o grupo de jovens que aocmpanham.

Sem comentários: