Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Grupo S. Paulo avança com a reflexão sobre as vocações específicas

No dia 9 de Fevereiro de 2010, realizou-se mais um encontro do Grupo S. Paulo, no Centro Cultural, Juvenil e Vocacional. Fazem parte, actualmente, desta caminhada quatro jovens: três rapazes e uma rapariga, provenientes das paróquias de S. Pedro do Sul e de Canas de Senhorim.
Depois de um trimestre a reflectir sobre a vocação à vida, ao ser cristão e ao serviço, numa dinâmica de discernimento vocacional, passámos, neste segundo trimestre, a colocar na mesa, no projector de vídeo e no diálogo as vocações específicas. Depois de termos tido a oportunidade de reflectir , com a ajuda do P. António Jorge, sobre a vocação sacerdotal como dom que Deus dá à Igreja através da eleição de homens que se queiram configurar com  Cristo Cabeça e Pastor, foi a vez de, neste mês de Fevereiro, sabermos o que é e como se vive a Vida Consagrada. Esteve connosco o Frei Pedro, da comunidade dos Franciscanos Conventuais que vivem na igreja dos Terceiros. Ele contou-nos a aventura de como foi parar a esta decisão de ser franciscano e apresentou-nos, em traços gerais, como vivem e o que fazem os irmãos da sua ordem.
Aguardamos com entusiasmo o encontro do próximo mês, no qual iremos ter um casal que nos vai falar da vocação ao Matrimónio.
Através deste percurso de reflexão, o futuro da decisão vocacional já não parece tão obscuro, mas esperançoso. Decidir a forma como queremos "gastar" a nossa vida não é algo que se possa adiar por muito tempo, com o risco de desaproveitar a vida que é dom de Deus, nem algo que se possa fazer sem um sério discernimento. Por isso, este caminho de reflexão vai ajudar-nos a saber como é que a vocação é vivida por pessoas concretas, na Igreja e para a Igreja. Consideramos estes encontros verdadeiros instrumentos para uma futura decisão esclarecida e feliz!

Grupo S. Paulo

Sem comentários: