Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Aconteceu Conselho Nacional da Pastoral Juvenil em Fátima


Foi em Fátima nos passados dias 22 e 23 de Janeiro de 2010. Estiveram presentes representantes de 16 Dioceses e 18 Movimentos e Congregações de âmbito juvenil. O tema deste Conselho foi o que está a animar a caminhada da juventude durante todo este ano, proposto pelo Papa Bento XVI: «Bom Mestre, o que devo fazer para ter em herança a vida eterna?» (Mc 10,17).
Abriram este Conselho os Bispos da Comissão Episcopal do Laicado e da Família, da Conferência Episcopal Portuguesa e acompanhou-nos em todos os trabalhos o D. Ilídio Leandro. Ele afirmou-nos que «a inovação e a criatividade são dinamismos a imprimir ao nosso papel de animadores/responsáveis de jovens. Jesus Cristo desafia o jovem a ser criativo e inovador na sua forma de viver e ser cristão». Para isso ser possível, acrescentou, «é preciso provocar questões, oferecer propostas de vida, ser proactivo, oferecer iniciativas de qualidade...». Aponta, à maneira de Jesus ao jovem rico, o caminho da perfeição, pois os que lideram os jovens de hoje ou procuram a perfeição ou então «estão feitos» com os jovens. «As propostas inovadoras e criativas exigem rupturas».

Presidiu aos trabalhos o P. Pablo Lima, Director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. Os temas chave a discutir nesta sessão do Conselho Nacional foram o Fátima Jovem 2010 e a Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madrid.
Depois de alguns prós e contras, decidiu-se que se vai realizar o Fátima Jovem, em 1 e 2 de Maio de 2010, mesmo tendo em conta que a vinda do Papa Bento XVI, de 11 a 14 de Maio, irá também mobilizar muitos jovens.
Esteve entre nós o P. Javier Igea, director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil Espanhola, partilhando connosco o ponto de situação e algumas informações importantes para a participação dos jovens na Jornada Mundial de 2011.
Convido-vos a estar atentos a este blog. Aqui aparecerão mais informações sobre os programas destas actividades. Podeis contactar este Secretariado através dos contactos de www.mergulha.org, assim como pedir informações mais precisas aos animadores da juventude, assim como aos coordenadores da pastoral da juventude na zona pastoral.

Ler notícia da Agência Ecclesia

Sem comentários: