Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

domingo, 29 de novembro de 2009

Formação de Animadores da Juventude I

Uma lógica de animação que produz santidade

     «Para que acreditem e tenham vida» foi a afirmação do evangelho, reafirmada pelos bispos de Portugal, que tonificou o primeiro fim-de-semana formativo para os animadores da pastoral da juventude da Diocese de Viseu. Veio ao nosso encontro o P. Rui Alberto, das edições salesianas para partilhar o seu saber e experiência e foi 25 o número dos que aceitaram o desafio da formação hoje tão necessária para o acompanhamento dos jovens.
     A formação de animadores para a pastoral da juventude é requerida para os que forem escolhidos para serem ministros da pastoral da juventude na nossa Diocese de Viseu. Este sector da pastoral é, como toda a pastoral, acção salvífica de Jesus Cristo na Igreja, na qual ele nos faz participar a todos os que têm a responsabilidade de acompanhar os jovens.
     Os temas desta primeira de três etapas da formação de animadores, foram: a pastoral da juventude no contexto actual, o grupo como um dos lugares desta acção pastoral, a opção e as intuições de uma animação da juventude, numa lógica que produz santidade.
     A celebração do primeiro Domingo do Advento ajudou-nos a confirmar a importância deste primeiro passo como determinante para a pastoral da juventude, sentindo que para acompanhar os jovens não basta ser-se um líder com umas tantas qualidades, mas a consciência crente, atitude séria e estilo alegre diante dos jovens chamados a percorrer um caminho até à maturidade cristã através de uma animação que parta das sementes da fé que estão semeadas nas suas vidas, no meio de tantas contrariedades.
     Esperamos alegres o próximo fim-de-semana formativo, de 12 a 14 de Março de 2010, onde teremos a oportunidade de, num clima de retiro quaresmal, desenvolver o perfil do animador e a sua espiritualidade.

Sem comentários: