Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O encontro de Crismados 2009: preparação, vivência e consequências

Caros jovens crismados, catequistas de preparação para o Crisma, animadores de grupos juvenis e respectivos párocos:

Os dias já se vão afastando daquele Encontro diocesano de Crismados, em 30 de Maio de 2009, na véspera do Pentecostes. No entanto, há que gravar aqui que aquele dia é inesquecível para quem o viveu e mais ainda para quem o preparou. Para quem o quiser reviver, a sua notícia, testemunhos e fotos encontram-se no Blog que foi dedicado a este itinerário e evento - 7PASSOS.BLOGSPOT.COM.

Em relação a este evento, gostaria de deixar aqui expressas duas informações importantes:

1. A realização deste evento é expressão convicta da existência e necessidade da continuidade entre a educação cristã e a vivência da fé na etapa da juventude. Neste sentido, foi possível realizar-se na cooperação de corresponsabilidade entre os Secretariados Diocesanos da Educação Cristã e das Vocações, juventude e Ensino Superior. O itinerário desenvolvido por uma equipa constituída por aqueles dois secretariados representou uma estafeta de entrega dos jovens crismados a uma nova etapa que é consequência da primeira (educação cristã) e se projecta e realiza numa segunda: um novo tempo ao qual podemos chamar de "mistagógico", ou seja, de redescobrir e aprofundar com novas experiências e representações os conteúdos interiorizados na primeira etapa.

2. É aqui que se insere a segunda informação: o Secretariado das Vocações, Juventude e Ensino Superior, diante desta maravilhosa experiência acontecida a 30 de Maio de 2009, está sensibilizado para descobrir, aprofundar e propor um itinerário que seja adequado à etapa da Juventude no sentido de os jovens serem acompanhados na vivência da fé, na descoberta e vivência da vocação de cada um, seja em ambiente da comunidade, da escola, do trabalho ou outros, desenvolvendo, dentro da opção preferencial da vivência em grupo, experiências que ajudem a viver o melhor possível esta etapa.

Sem comentários: