Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Capaz de Ti" de Claudine Pinheiro a fechar o 3º Fórum das Vocações

No dia 3 de Maio de 2009 aconteceu o encerramento do 3º Fórum das Vocações. Em "chave de ouro", concluímos esta 46ª Semana das Vocações com a extraordinária música e interpretação de Claudine Pinheiro, com o seu concerto e novo álbum "Capaz de Ti". Foi um concerto-oração que nos ajudou a perceber melhor o que significa estar em Deus, confiar n'Ele, estar com os irmãos e servi-los. Enfim, a voz do Bom Pastor veio até nós com esta voz belíssima de Claudine Pinheiro para nos confortar e chamar à sua missão. Quase na conclusão do concerto, o Sr. D. Ilídio deixou-nos uma palavra de entusiasmo, convidando-nos a não fechar de todo a Semana das Vocações, mas a continuá-la para sempre.

A agenda deste 3º Fórum das Vocações foi, ainda, preenchida com uma Vigília de Oração, no dia 2, no Convento de S. Francisco de Órgens, onde participaram muitas pessoas desta paróquia e provenientes de outros lugares da Diocese. Os Jovens de Órgens ofereceram-nos uma hora de adoração diante do Santíssimo Sacramento através de um ambiente de interioridade e misticismo, ajudando-nos a pôr em prática o mandato do Senhor a rezar ao Dono da Messe que envie mais operários para a sua messe.

No dia 30 de Abril, o Secretariado das Vocações, Juventude e Ensino Superior proporcionou, no Centro Cultural, Juvenil e Vocacional, o visionamento do Filme "Pescadores de Homens". No final, houve um debate entusiasmado sobre a vocação sacerdotal e as outras vocações. Esteve presente um grupo razoável de pessoas, entre as quais jovens de um grupo diocesano.

Enfim, este 3º Fórum das Vocações, para além destas actividades pontuais, pretendeu oferecer um caminho pedagógico para os que quiseram aproveitar, acompanhando alguns grupos provenientes de escolas e paróquias no caminho de Saulo de Tarso, através de quatro quadros - 1. O dilema; 2. O erro; 3. A luz; 4. A vocação - escutando a Palavra de Deus, contemplando um cenário que nos ajudava a reviver a experiência de Saulo e reagindo através de formas lúdicas de interacção na dinâmica da fé e vocação. No final desta experiência pedagógica foi entregue a cada participante um folheto que apresenta as vocações concretas que existem na Diocese de Viseu, com os contactos, de forma a poderem visitar ou deixar-se interpelar por essas realidades concretas.

Para o ano há mais, se Deus quiser!
É sempre na tradicional Semana das Vocações!

1 comentário:

JMV Fornos de Algodres disse...

sem duvida, uma boa experiencia,ajudou bastante e boa organizaçao.
Abraço
Antonio Pacheco
Fornos de Algodres