Blog com o arquivo de notícias antigas do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Esnsino Superior de Viseu

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

VII Festival Nacional Jovem da Canção de Mensagem

Na manhã de domingo, 30 de Novembro, os participantes do VII Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, oriundos de 13 dioceses, concentraram-se em Coimbra onde foram convidados a viver 2 dias de festa, alegria, partilha e de muita amizade em Cristo.
Começaram o dia com a oração da manhã e uma viagem pela cidade dos estudantes. Apesar do frio, houve quem se aventurasse a viajar no andar de cima do autocarro "panorâmico", sem que alguém perdesse a voz.
Depois do teste de som viveram a eucaristia em grande festa, terminando o dia num sarau em que os mais de 80 participantes deram largas à imaginação e poderam mostrar do que é "feita" a juventude, ... de alegria e entrega.
O Juri teve a bela surpresa de ser acolhido por familias de Coimbra, as quais foram extremamente simpáticas e os fizeram sentir em casa.
No dia seguinte todos tiveram a possibilidade de conhecer, um pouco melhor, o Espirito Santo, numa catequese muito participada e envolvente.

Chegou então o grande momento,.... as familias e amigos juntaram-se a todo o grupo e participaram de uma grande festa de musica e juventude, sob o tema: "Recebereis a Força do Espirito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas".
Uma a uma, ouviram-se as músicas e os testemunhos de cada representante das dioceses: do Funchal; Aveiro; Viana do Castelo; Braga; Santarem; Algarve; Lisboa; Guarda; Porto; Leiria - Fátima; Coimbra; Lamego e Viseu.
No final, os grandes vencedores foram ............ TODOS OS PARTICIPANTES, pois viveram estes dias com o coração aberto a acolher os outros e Deus, demonstrando-o pela forma sentida com que cantaram o hino do festival:

"Descerá sobre vós uma força
Que fará de vós testemunhas
Do amor
Da vida que fica p’ra sempre
Da vida de Deus"


As classificações foram as seguintes: o primeiro lugar foi atribuído a Leiria - Fátima, seguindo-se a diocese de Aveiro, ficando Viseu na excelente 3ª posição.
Parabéns a todos os participantes, em especial aos meninos da nossa diocese, vindos de Mourilhe - Mangualde.
Parabéns Filipa; Natacha, Bruno; Rute; Lara; Laetitia e Paula, que tão alegremente representaram a nossa diocese.

Felicitamos a organização desta festa, Diocese de Coimbra, a qual se revelou sempre disponível e eficaz, promovendo constantemente um ambiente familiar e de alegria.

O que fica destes dias, é toda uma experiência que faz acreditar na juventude e na sua diponibilidade para AMAR.

3 comentários:

P. Tó-Jó disse...

Olá, Lúcia!
Muito obrigado por teres sido nossa representante no Júri do Festival e também por esta tua descrição dos dois dias maravilhosos nos quais um grupo significativo da juventude de Portugal nos demonstrou como é possível seguir o Espírito de Deus que foi derramado sobre nós.
O Festival do dia 1 de Dezembro'08 foi uma manifestação desse mesmo Espírito. Foi júbilo, festa, serenidade, partilha, música no coração!

Anónimo disse...

Olá a todos! É nestes momentos de partilha, de sentimento mútuo, de busca comum que percebemos que afinal podemos acreditar em nós, jovens! Que afinal não estamos isolados na procura e na entrega! Podia nem terminar o Festival, mas também é preciso trabalhar na sociedade, voltar oa mundo real e fazer-nos sentir diferentes! :)

Não era fundamental ganhar.. O 3º lugar foi espectacular. Não somos músicos profissionais, arranhamos umas coisitas :) mas temos a paixão comum pela música que nos faz estar em harmonia! Seguir a estrela polar é aceitar o desafia de seguir Jesus, sentir o Seu Espírito e fazer a vontade do Pai!

Obrigado por tudo Lúcia!

Natacha **

Anónimo disse...

foram na verdade momentos inesqueciveis, tanto é que muitos queriam ficar pelo menos mais um dia pois estavamos todo com o mesma finalidade que é louvar a Deus por meio da musica. (cantar é rezar 2 vezes)

E foi neste espirito de partilha entre nos que não nos vimos como rivais mas sim membros duma mesma causa que é sem duvidas CRISTO!!!

abraços para todos.....

Eladio Gonçalves - Funchal